fbpx
Fraldas de pano: você pode economizar mais de R$ 3 mil
junho 24, 2020
Sabão de coco impermeabiliza as fraldas de pano?
abril 24, 2021
Exibir tudo

Como cuidar e lavar as fraldas ecológicas

Assim que receber seu pacote, o primeiro passo será fazer uma pré lavagem das fraldas sem sabão, no programa rápido da máquina. A pré lavagem evita o acúmulo de amônia nas fraldas, o que poderia gerar mal cheiro. Esta é uma dica que fará toda diferença.

No dia a dia de uso, basta armazenar as fraldas depois do uso, sem água, no sacolão impermeável, ou balde e lavar no máximo em até 3 dias. Feche a fralda antes de guardar, isso evita que o xixi entre em contato com o ar e reduz o cheiro de amônia, para isso utilize os botões invertidos nas abas da fralda.

Por que armazenar as fraldas a seco e não de molho na água? Pois o xixi contém alta concentração de amônia e não permite proliferação de fungos. Não deixe de molho na água por mais de uma hora para não mofar ou impregnar odor.

Faça um pré enxague nas fraldas, somente com água, ele remove o excesso de urina fazendo com que o sabão possa cumprir sua função de limpeza; e depois adicione também na máquina, as roupinhas do bebê para lavar tudo de uma vez.

Coloque a máquina no enxágue duplo, o duplo enxágue remove todo o excesso de sabão. Acúmulo de sabão a longo prazo além de impermeabilizar os tecidos pode causar acúmulo de amônia.

Dê preferência de secagem ao Sol, para quem seca as fraldas somente à sombra, pode ser necessário fazer processos de eliminação de odores com mais frequência.

Utilize o Liner Reutilizável Bebês Ecológicos, sempre que precisar usar cremes ou pomadas para assaduras.

Se tiver uma rotina de lavagem eficiente, não fica com cheiro de amônia. Se você lava com a quantidade adequada de sabão e usa o Liner, sempre que precisar usar cremes ou pomadas para assaduras, essa lavagem não precisa ser feita com frequência.

O que não fazer com suas fraldas

NÃO USE amaciantes – O uso de amaciante vai ocasionar a impermeabilização das fraldas ecológicas.
NÃO USE sabão com amaciante e/ou glicerina. Esses agentes podem impermeabilizar as fraldas.
NÃO PASSE as fraldas ecológicas 

Dicas para tirar mau cheiro ou impermeabilização das fraldas

Se notar cheiro forte de amônia quando seu bebê faz xixi ou quando houver vazamentos frequentes, faça uma limpeza profunda.

Eventualmente pode ser necessário realizar uma lavagem profunda para retirar resíduos das fraldas e absorventes, sejam eles provenientes de pomada, amaciante, sabão gorduroso, enxágues malfeitos, que podem resultar em impermeabilização e acúmulo de amônia e gerar um cheiro muito desagradável de xixi.

Como fazer:

• Lave as fraldas com temperatura inferior a 40º (água morna do chuveiro pode ser usada) e com um detergente neutro ou shampoo anti- resíduos.

• Já os absorventes podem ser fervidos e posteriormente lavados também com detergente ou shampoo. Faça um duplo enxágue em ambos e pronto.

Dicas extras:

Para tirar mau cheiro: bicarbonato de sódio 

Para desimpermeabilizar: água quente e detergente neutro

Para tirar manchas: Percarbonato de sódio ( experimente o Tira Manchas da Positiv.a)

Óleos essenciais: Indicamos não usar óleo essencial na lavagem de roupas, na produção de óleos essenciais usa-se normalmente 60 litros de água e vai diluir todo o óleo sem deixar benefícios.

Sabão de coco: 

O sabão de coco puro, sem glicerina e amaciantes, não impermeabiliza as fraldas.

Manchas

Se depois de lavar as fraldas ecológicas e roupinhas na máquina de lavar, se permanecerem manchas experimente uma destas 3 formas, e veja qual se aplica melhor pra você.

1Quarar no sol.

Deixe as fraldas já lavadas e ensaboadas com sabão neutro expostas ao sol para ficarem sem manchas.

2Uso do Vinagre, Sal e Bicarbonato

  • Molhe o local encardido e esfregue com um pouco de vinagre;

  • Depois, coloque a peça de molho em um balde de água com cinco colheres (sopa) de sal e cinco de bicarbonato;

  • Espere duas horas e lave a peça normalmente.

3Tira Manchas da Positiva
Uma ótima solução é usar o Tira Manchas da Positiva, que é um grande aliado da limpeza, feito com ingredientes biodegradáveis,  livres de químicos tóxicos que evitam alergias. Você pode usá-lo direto na máquina de lavar junto com o lava roupas ou deixar de molho em uma mistura de 1 colher de sopa de tira manchas e cobrir com água morna. Deixe agir por no mínimo 20 minutos. Esfregue a manchinha se ainda estiver lá e depois coloque direto na máquina de lavar. Também ajuda muito a tirar odores.

Para qualquer uma das 3 dicas, na hora de secar deixe o tecido interno de dryfit virado para o sol.

As fraldinhas ficarão bem limpas e branquinhas, sem deixar resíduos químicos em contato com seu bebê.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *