fbpx
Como foi a ação de doação de kits Bela Baby Box em Santa Luz no Piauí
maio 24, 2019
Enxoval de Fraldas Ecológicas para recém nascidos
fevereiro 3, 2020
Exibir tudo

Compras e Enxoval – O que é e o que não é essencial ?

No momento da gestação é muito comum nos depararmos com uma lista imensa para o enxoval e muitas vezes com ítens que não são úteis ou que não são os mais puros para cuidar do bebê de uma forma natural.

Por isso eu compilei as melhores dicas da minha experiência como mãe e pesquisadora sobre a organização do enxoval e itens úteis para a mãe no pós parto, pensando em itens que considero realmente essenciais onde, muitas vezes, menos é mais.

Reutilize!

Roupinhas de bebê, móveis e objetos principalmente as usados nos primeiros meses, muitas vezes são pouquíssimo usadas. Portanto você pode aceitar de bom grado as doações e também fazer depois! Isto vai representar uma bela economia.


Preciso usar pomadas a cada troca de fraldas?

A pele do bebê possui, como a dos adultos, uma fina camada de gordura de qualidade insubstituível. Não há a necessidade de removê-la diariamente e substituí-la por outras gorduras. É suficiente lavar a pele do bebê com água limpa e remover com óleo de amêndoas os resíduos remanescentes de fezes, urina ou cremes. Portanto, pomadas você pode usar apenas se necessitar, um pouquinho em cima de assaduras. E prefira pomadas com base natural.

E a chupeta?
Este é outro ítem que se deve ter atenção. O bebê que mama em mamadeira ou chupa chupeta, faz movimentos com a língua que não são os naturais e a musculatura é utilizada de forma incorreta, o que prejudica a amamentação e promove maior chance da criança ser um respirador bucal. Eles prejudicam o processo de adaptação da amamentação, tenha cuidado com uso de chupeta, mamadeira, chuquinhas e bico de silicone, pois  eles podem rapidamente levar à confusão de bicos e um desmame muito precoce, além de piorar a incidência de ferimentos causados pela pega errada na amamentação!

O que não pode faltar na bolsa para maternidade

Considere levar 1 bolsa impermeável para roupas sujas, cueiro, álcool 70 % e cotonete para limpar o coto umbilical.
Uma média de 4 trocas de roupas para o bebê,  um estoque de 8 fraldas para cada dia de internação, mantas de verão ou cobertor no inverno, sling que poderá ser muito usado com o papai, fraldas de boca ou pano.

Compras para o Pós Parto

Uma dica muito útil é: faça compras gerais de supermercado antes do parto, tenha alimentos congelados se necessário.

Na hora de montar o enxoval do seu bebê lembre-se de você e leve lingeries absorventes e absorventes para seios na sua bolsa de maternidade.

O sangramento no pós-parto, dura em média 5 semanas e é caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue. Este sangramento não é uma menstruação, seu nome técnico é lóquio.

À medida que o útero contrai e volta ao tamanho normal, a quantidade de sangue que se perde vai diminuindo e a sua cor vai se tornando cada vez mais clara até que desapareça completamente. Nessa fase, que às vezes inclui cicatrização de pontos ou pequenas lacerações, evite usar coletor menstrual e opte por soluções externas para absorver o fluxo, como lingeries absorventes ou ecoabsorventes ( Clique aqui para saber mais).

Para cuidar da cicatrização de pontos, use tintura de calêndula para diluir e lavar a vagina após urinar ou faça absorventes medicados, por exemplo, deixe no freezer alguns absorventes de pano embebidos em Aloe Vera e utilize no pós parto.

Berço do bebê

Como o bebê dorme muitas horas é importante que você se atente à qualidade do colchão, evitando colchões com composições tóxicas e solventes. Escolha também a densidade adequada que é a D 18. Ter um bercinho portátil também é muito útil, pois quando você estiver na sala, na cozinha, quando sair para passear é importantíssimo saber que o bebê dormir em bebê conforto não é indicado, além de ser perigoso! Recém-nascidos não podem ficar mais de uma hora seguida no bebê conforto, segundo nota da Associação Americana de Pediatria. Esta regra vale para todos aparelhos que impedem a movimentação livre dos bebêsO colchão deve ser inteiriço, plano. Em geral não se usa travesseiro, ou quando muito, um travesseirinho achatado, feito em casa de painço, que se adapta à curvatura da cabeça e não obstrui as vias respiratórias como os travesseiros de pluma ou materiais sintéticos.

Com base em toda esta pesquisa lançamos o mini berço Bela Baby Box, você já conhece? Clique aqui para saber mais: https://bebesecologicos.eco.br/belababybox/

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *