fbpx
Como cuidar e lavar as fraldas ecológicas
abril 6, 2021
Exibir tudo

Sabão de coco impermeabiliza as fraldas de pano?

Recentemente realizamos uma pesquisa com clientes, sobre o uso do sabão de coco nas fraldas de pano.

Buscamos juntamente com a Positiva, entender se o mito da impermeabilização por sabão de coco nas fraldas de pano, estaria relacionado a, outros ingredientes adicionados ao sabão de coco, não puros.

A impermeabilização nas fraldas de pano, pode ser identificada quando os tecidos perdem a absorção ou apresentam cheiro de amônia.

  • 60 % das pessoas que responderam a pesquisa utilizam sabão de coco nas fraldas de pano, sendo que destas, 46 % utilizam Líquido, 35 % utilizam em barra e 19 % utilizam em pó.
  • 85 % utilizam na lavagem da máquina e 15 % utilizam na lavagem à mão.
  • Para 56 % das pessoas, que responderam a pesquisa, mesmo utilizando sabão de coco, as fraldas de pano nunca impermeabilizaram! E para 14 % das pessoas as fraldas já impermeabilizaram.

Paralelamente a nossa pesquisa, a marca nacional de fraldas ecológicas Fraldadinhos, também publicou suas pesquisas, contribuindo publicamente para a desmistificação do assunto.

Mas afinal, o sabão de coco impermeabiliza as fraldas?

A resposta é: não, o sabão de coco puro, sem glicerina e amaciantes, não impermeabiliza as fraldas.

De acordo com o resultado da pesquisa, a impermeabilização nas fraldas ecológicas, não está associada ao sabão de coco. Algumas famílias utilizavam a mesma marca de sabão de coco, porém algumas passaram por impermeabilização e outras não.

E ainda assim, mesmo que você utilize uma marca de sabão de coco, sem glicerina e amaciantes, as fraldas também podem impermeabilizar se houver:

  • Uso de muito sabão, sem duplo enxágue
  • Uso de menos sabão, do que o recomendado pelo fabricante.
  • Uso de pomadas
  • Resíduos acumulados ao longo do tempo.

Como resolver o problema de impermeabilização das fraldas ?
• Lave as fraldas com temperatura inferior a 40º (água morna do chuveiro pode ser usada) e com um detergente neutro ou shampoo anti- resíduos.
• Deixe os absorventes de molho em água quente, com detergente ou shampoo anti- resíduos + bicabornato. Faça um duplo enxágue em ambos e pronto.

Veja neste post como cuidar e lavar suas fraldas no dia a dia

Segue algumas marcas de sabão de coco, sem glicerina e sem amaciantes: Positiva, Biowash, UFE, Ruth e Coquel.


Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *