Um mito muito comum relativo ao parto é, os bebês se enforcam com o cordão umbilical? Isso é verdade? A resposta é não, mas vamos ver um pouco melhor porque.
O cordão enrolado no pescoço
Esse mito surgiu por conta da condição de bebês que estão com cordão enrolado no pescoço, o que é bastante comum. A partir daí, surge uma preocupação que é até compreensível, apesar de não estar correta.
Em primeiro lugar, por conta da composição do cordão umbilical em si. O primeiro elo entre a mãe e o filho é composto por duas artérias e uma veia, para transmitir os nutrientes que ele precisa, e é preenchido por uma substância que parece uma gelatina. Essa substância está lá, justamente para impedir que o cordão tenha o aspecto “de corda” e que possa sofrer alguma compressão, fazendo mal para o bebê.
Isso é uma forma de protegê-lo. O bebê naturalmente, durante todo o processo irá, se mexer podendo se enrolar no cordão. Assim, ele dificilmente irá se machucar. Desde antes de nascer, a natureza garante que ele pode brincar com segurança.
A respiração
Outro medo que é comum ao descobrir que o bebê está com o cordão enrolado no pescoço é acreditar que ele irá sufocar. Isso também não é o caso. Essa associação surge por conta da forma que respiramos, mas que é completamente diferente para o bebê.
É o próprio cordão umbilical que leva o oxigênio que o bebê precisa. Tê-lo enrolado no pescoço, jamais irá impedir que o bebê receba.
O cordão pode mudar de posição
A preocupação surge a partir de um ultrassom que revela que o cordão está no pescoço. Mas, o bebê sempre irá mudar de posição e brincar e mexer no cordão, fazendo com que talvez, no momento do parto esse não seja mais o caso.
Por outro lado, é possível que entre o período do exame e do parto o bebê mude de posição ou brinque e no momento de nascer esteja com o cordão enrolado no pescoço, sem que ninguém saiba disso antes.
Nesses casos, o procedimento é bem simples. A pessoa responsável por fazer o parto, irá perceber, desenrolar o cordão e o processo ocorre normalmente.
A movimentação do parto
Para finalizar, existe um último ponto que garante que seu bebê não irá sofrer com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Este vem da placenta da mãe, mas essa não fica estática, fazendo com que ele estique. Todo o sistema desce junto, garantindo que não irá ocorrer um efeito de “forca”.
Os riscos
Apesar do cordão enrolado no pescoço não apresentar problema nenhum, existem alguns riscos, mas de um jeito diferente do que você pensa. O único risco para o bebê é se houver uma compressão do cordão, através de um nó, por exemplo, que impeça que o oxigênio chegue até ele. Nesse caso, o batimento cardíaco do bebê irá indicar algum problema sério.
Então, não precisa ter medo. Mas se restou alguma dúvida, pode deixar abaixo nos comentários. E se quiser saber mais sobre algum outro assunto, pode deixar a sua sugestão.
15 Comentários
39 semanas hoje faz um mês que perdi a minha,por esse motivo também. .
estou sem vida perdi minha princesa minha vida.
Minha irmã perdeu o bebê dela . Ele estava com 5 voltas do cordão enrolado no pescoço . O enrolamento não seria a causa da morte ?
Dia 8 de novembro 2020 perdi minha bebê já com 8 meses de gestação,ela estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço.hj estou grávida novamente mais a dor continua aqui , não sei se um dia irá passar.
Pode ter sido sim. No dia q meu filho nasceu, muitos bbs estavam tbm com o cordão umbilical enrolado e eles nasceram roxo e tiveram q ficar na incubadora.
Minha irmã também perdeu seu bebê na semana passada fazia ultrassom todos os meses , no domingo notou que a bebê não mexia foi no médico e ele disse que não tinha mais vida , causa da morte circular de cordão se é moto então me explica isso
Minha amiga estava no ultimo mês de gestação, na penúltima semana e o bebe parou de mexer, então ela foi ao hospital e foi detectado que seu bebezinho estava morto e a causa foi o enforcamento pelo cordão umbilical, lendo essa matéria vi que foi excluída essa possibilidade, então o que teria acontecido, estamos todos em choque.
Pode ter sido sim. No dia q meu filho nasceu, muitos bbs estavam tbm com o cordão umbilical enrolado e eles nasceram roxo e tiveram q ficar na incubadora.
Meu bebê está de 22 semanas está com umbilical IP 148 e cerebral 1.54 apresentam índices dentro 860 da normalidade isso é normal ?
Ontem Minha irmã teve um bebê e só foram ver que o bebê tinha cordão umbilical no pescoço na hora do nascimento e foi complicado porque tava apenas uma infermeira com ela
Hoje ela foi evacuada para outra ilha pq de minutos a minutos o bebê fica com a boca e o nariz rocho depois volta ao normal e depois volta a ficar rocho de novo
Nós moramos em CABO VERDE e aqui o sistema de saúde e complicado
Não é mito tenho um filho q nasceu com circular de cordão,eu estava com quarenta semanas e o médico não quis fazer cesária mesmo sabendo q minha gravidez era de risco,meu filho nasceu todo roxo quase sem vida tiveram q fazer reanimação nele, Deus salvou meu filho, mas ele não chorou,demorou muito meses pra ele aprender a chorar,teve convulsão e ficou na UTI e todos os médicos q viram o caso dele fala q foi falta de oxigênio no cérebro,hj meu filho tem um ano e três meses e passa ainda na neuropediatra,faz fisioterapia e terapia ocupacional,não fala e não anda,tem atraso no desenvolvimento psicomotor, então gente fique atento se tiver acontecendo isso com vcs que estão grávidas,não desejo isso pra mãe nenhuma o que passei foi muito difícil.
MH irmã tbm acabou de perder o bebé ontem pelo mesmo motivo,isso é triste se a ciência dix que não e a realidade é outra
Meu bebê tava com o cordão umbilical em volta do pescoço e no tronco, e quando nasceu tava negra ,depois que a enfermeira colocou encima de mim, foi clareando voltando a cor normal.. ela tava em sofrimento?
Então, tbm relatei ontem uma BB que morreu com o cordão umbilical enrolado no pescoço, com 37 semanas, a mãe fez a ultra sábado o médico disse q a morte foi domingo e ela só descobriu na terça feira!
Meu BB está com o cordão enrolado tbm, estou com 35 semanas e meu filho de 5 anos nasceu com 3 voltas e meia do cordão no pescoço, e ele estava agarrado na minha costela, nasceu todo roxo e parou de mexer no sábado!!!
Procurei atendimento domingo sem sucesso e na segunda fui ao hospital particular !!!
Acredito que existe risco sim, minha amiga teve a bebê dela há 10 dias, estava com o cordão enrolado no pescoço, a neném está na UTI recebendo oxigênio, ainda não consegue fica sem, sem previsão de alta, caso grave
Perdi o meu bebê com 38 semanas, o cordão estava com 5 voltas no pescoço. E nunca vou deixar de me culpar talvez de eu tivesse me
Preocupado menos com quarto e fizesse uma ultrassom logo talvez tinha salvado meu bebê 😪😪