fbpx
Por que a fralda de pano favorece a consciência corporal do bebê?
fevereiro 7, 2017
6 dicas para levar ecologia para o dia a dia das crianças
abril 3, 2017
Exibir tudo

Comércio justo – Desenvolvimento de modelagem

Quando comecei com a pesquisa, o desenvolvimento e produção das nossas fraldas em 2009
além de obter referências de matérias primas, ajustes e etc, com as fraldas importadas, também observei que cada marca possuía sua própria modelagem.

Para ampliar um pouco a referência sobre esta questão, veja nestas fotos como é o desenho de diferentes marcas importadas são completamente únicos.

FRALDA REFERENCIA LARANJA FRALDA REFERENCIA PEIXINHOS 2

FRALDA REFERENCIA AZUL COM ABS 2 FRALDA REFERENCIA ROSA

Com base nesta percepção de que as marcas importadas tinham modelagens próprias, desenvolvi após 2 anos de trabalho, erros, acertos, vendas e testes a nossa própria modelagem tamanho único. Veja aqui Como foi desenvolvida a Fralda Bebês Ecológicos

Em 2012 dei entrada no nosso pedido de Patente Verde, a qual foi após alguns anos concedida!

Em respeito ao meu trabalho como mãe, como empreendedora brasileira que começou do zero eu peço abertamente que, não comercializem cópias da minha modelagem.

FRALDA_TAM-UNICO              img_9108-T img_9119-T                       faq-fralda-aberta-interno-flores-com-borda_transp          FRALDAS ABERTAS BIQUINI GIRASSOL_TRANSP

 

Sou amiga de diversas produtoras de fraldas, acho um trabalho lindo e necessário que diversas mulheres empreendam com fraldas de pano, honro e aprendo com TODAS as marcas, mas cabe a mim deixar claro que, são infinitas as possibilidades para se desenhar uma aba, a frente de uma fralda, o posicionamento dos botões, e não precisa ser exatamente igual ao meu!

Digo isto porque assisti depois de alguns anos meu desenho ser re-lançado do mercado com a informação de que era um desenho próprio, que foi levado meses para desenvolver a modelagem e a pesquisa de matéria prima, mas quando de fato a modelagem era a minha e as matérias primas eram simplesmente as mesmas que eu tinha pesquisado, testado e apresentado no mercado. Quando meu produto ficou bom depois de muito investimento, simplesmente houve uma apropriação indevida, com a informação que os consumidores agora não precisariam comprar fraldas importadas.

Eu acho ótimo que minhas pesquisas tenham sido úteis e se tornaram um legado brasileiro, mas o que não é correto, é informar que foi uma pesquisa própria, certo?! Ou se a modelagem é  igual ao meu desenho técnico patenteado, seria mais transparente informar ao consumidor: modelagem copiada da marca Bebês Ecológicos.

Eu entendo que se um desafio como este chegou até mim e para que eu possa me organizar melhor.
E também acredito que cabe a mim, como uma marca pioneira no Brasil, com Patente Verde e influenciadora falar à respeito do comércio justo, e esclarecer alguns pontos:

Ah, mas se copiar não vai ficar igual! Acredito que não devemos propagar a ideia de que um desenho técnico, medido a régua pode ser plagiado, acredito que devemos influenciar uma cultura ética, respeitosa e colaborativa.

Ah mas fralda de pano é algo que existia antes! ok, mas o meu desenho não existia, o meu desenho passou a existir quando eu me debrucei para fazê-lo após 2 anos de testes erros e acertos.

Afinal,  não é apenas porque o produto visa diminuir os impactos, que o respeito às questões de plágio não precisam ser respeitados, não é mesmo?!

Saiba como foi o desenvolvimento da nossa modelagem neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=gkEsFKpxcDc&t=3s&list=PLwpOdWMQPc-KKLgk9D5mN1YGe4qcwbiD2&index=24

Com amor, transparência e respeito

Ana Paula Silva

13529257_910166022416899_1582481164019017277_n

 

 

“Acreditamos no comércio justo, no constante aprimoramento e
inovação dos produtos como principais diferenciais da marca.

Adotamos como princípio a economia solidária priorizando a matéria
prima nacional, formamos uma rede produtiva local, onde o giro do
dinheiro fortaleça à economia Brasileira.

Apoiamos o desenvolvimento das demais iniciativas de fraldas
de pano modernas no Brasil, sabemos que nossas pesquisas foram
inspiradoras para muitas marcas se tornando um legado brasileiro e da mesma forma
aprendemos com outras marcas que trazem soluções inovadoras.

Mas não autorizamos a reprodução e comercialização de cópias de nossa
modelagem. O desenvolvimento de nossa modelagem tamanho único é um resultado de dois anos de  investimentos, trabalho de pesquisa, produção, comercialização e trocas com famílias. Para proteger a exclusividade de nossa modelagem a mesma teve Patente Requerida e Concedida.”

 

 

 

13529257_910166022416899_1582481164019017277_n

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *