Óleos essenciais podem ser de grande valia durante a gestação, parto e pós-parto. Apesar de serem produtos naturais altamente concentrados, eles oferecem múltiplas possibilidades de uso quando usados corretamente. Eles podem auxiliar na redução da ansiedade e aumento do bem estar, na redução da dor durante o parto e na aceleração da recuperação no pós-parto. Usados com parcimônia os óleos essenciais tem muito a contribuir neste momento único na vida dos seres humanos que é a chegada de uma criança.
A aromaterapia é a terapia com aromas ou terapia do olfato, utiliza como forma terapêutica os óleos essenciais extraídos das plantas 100% puros. Seu uso consciente pode prevenir e promover a saúde.
Os desconfortos que podem ser minimizados pela Aromaterapia na gravidez são inúmeros. Para citar apenas alguns – dores nas costas, enjôos matinais, azia, prisão de ventre, insônia, estrias, inchaço nos tornozelos, varizes. Alterações no estado emocional, como ansiedade e apreensão, entre tantas outras, antes do parto. Durante o parto os óleos podem aliviar e ajudar o processo e após o parto servem de apoio e na recuperação da mulher, como cicatrização de feridas internas, depressão pós-parto e até amamentação, quando insuficiente ou excessiva.
As principais formas de uso dos óleos essenciais durante a gravidez são também variados, como massagem, banho de imersão, inalação, compressas e escalda-pés, de acordo com o desconforto sentido.
Abaixo alguns óleos essenciais indicados para gestação, parto e pós parto:
Lavanda- lavandula Augustifólia
Ansiedade e dificuldade para dormir
Com o medo, vem a ansiedade, um dos maiores males que afeta as gestantes. O óleo essencial de Lavanda , é sem dúvida um dos melhores óleos essenciais para ser usado durante a gestação, parto, pós parto e para o bebê. Considerada a mãe da aromaterapia atual a Lavanda é equilibrante, apaziguadora das emoções, acolhedora! Para os bebês ela pode facilitar o sono e traz tranqüilidade, é um bálsamo para o puerpério, pode ser usada para enxaqueca, dores de cabeça e dores musculares.
Hortelã – Mentha Spicata ou Hortelã Pimenta – Mentha Piperita
Náuseas, vômitos e dores de cabeça
Cerca de 80% das gestantes costumam sentir náuseas, enjôos, amargor na boca e dores de cabeça, especialmente no primeiro trimestre de gravidez. Os óleos essenciais de Hortelã-pimenta (Mentha piperita) e Hortelã-do-campo (Mentha arvensis); são muito úteis para tratar as náuseas. Podem ser utilizados via inalação – até 3 gotas na palma das mãos. Óleo essencial extremamente refrescante, revigora, traz concentração expectora, limpa, é um excelente analgésico muscular e estimulante da mente, bom para dores de cabeça e náuseas durante a gestação (usar após 3 primeiros meses).
Ylang Ylang: Indicado para tratar ansiedade e depressão pós parto, auxiliar na redução da dor e uso de analgesia.
Lemongrass : No trabalho de parto atua no alívio da dor e propicia um estado maior de relaxamento da parturiente. As formas de uso podem ser através de inalação e/ou massagem diluídos a 1% em óleo vegetal carreador:
Eucalipto (Eucalyptus glubulus): Para aumentar a sensação de bem-estar e sentimentos positivos em relação ao parto
DIRETRIZES DE SEGURANÇA
Qualidade do óleo essencial, utilize apenas 100 % naturais, puros e completos.
Concentração de OE: a recomendação de diluição é de 1% ou menos para todas as
Cuidados com óleos essenciais cítricos: não passar puro na pele e não se expor ao sol após o uso.
Ao adquirir os óleos essenciais verifique sempre à procedência e certifique-se que estes sejam 100% puros para exercer seus benefícios terapêuticos.
Formas de aplicação:
Inalações: De forma direta para problemas respirátórios, 1 ou 2 gotas de óleo essencial num lenço ou de 6-15 gotas no vaporizador de ambiente.
De forma indireta 1ou 2 gotas no colar aromático 2 a 3 vezes ao dia.
Banhos: Diluir de 6 a 8 gotas no mel, shampoo, sabonete liquido ou leite e colocar na água da banheira espalhando bem antes de entrar no banho.
Compressas: Utilizar de 4 a 6 gotas de óleo essencial em 50ml de água, vai molhando o pano e aplicando no local
Existem ainda outras formas de aplicação , como na sola dos pés, pulsos, atrás da orelha, entre outras, sempre consulte um aromaterapeuta que saberá indicar a melhor forma de aplicação dos óleos essenciais de acordo com o seu caso.
Estas dicas são seguras e é sempre recomendável ter algum profissional da área para orientar sobre a utilização segura dos óleos essenciais, que são muito concentrados e puros.
3 Comentários
Gostaria de saber se vocês tem alguns artigo cientifico que aborde os OEs no pos parto. Estou fazendo um estudo.
Olá. Gostaria de fazer uma crítica construtiva, na intenção enriquecer a página. Já vi vários relatos de contraindicações do hortelã-pimenta e eucalipto glóbulos para gestantes e lactantes, devido à presença de cetonas (mentona) e óxidos (1,8-cineol) como componentes majoritários, que são substâncias com potencial abortivo, neurotóxicos e bronquiodilatadores. Nos principais livros de aromateapia, a contraindicação é forte. Fica um alerta para possível revisão do texto, ou ao menos a citação da fonte de onde a informação de indicação foi retirada.
Um abraço.
Ótimas dicas, obrigada.