Olá !
Neste vídeo conto um pouco minha experiência com o método de higiene natural
Gostou? Confira agora dicas passo à passo:
A base do ‘método de higiene natural infantil’ é um exercício de reconhecimento dos ciclos das crianças e uma prática de comunicação.
Cada criança tem seu tempo para conseguir usar o “troninho”, sendo necessário prestar atenção aos sinais de desenvolvimento físico e mental do bebê, além do controle dos esfíncteres. Assim que os pais perceberem que o filho pode ser desfraldado, eles devem começar a ensiná-lo a usar o “troninho” o quanto antes.
1 – Sinais de criança. A criança mostra que está incomodada com a fralda
2 – Começam a ver onde se faz xixi, onde usa o banheiro
3 – Verão é a melhor época do ano
4 – Estar presente com a criança no momento que faz xixi e coco, presença e som
5 – É fundamental apoiar o pé , ficar sem calça para que tenha conforto
6 – Comemore pequenos avanços !
O que é necessário?
Tempo, dedicação e paciência. Se não puder dispor destas qualidades ou arranjar a assistência necessária, este método não é adequado para si nem para o seu bebé.
Mas se este método lhe parece fazer sentido, se lhe soa bem, experimente! Não faz mal nenhum tentar e, se não resultar, pode voltar às fraldas a tempo inteiro.
Resumo do método
1. Observação – Deite o bebê sem fralda num sítio confortável, quente e seguro, e observe:
a) o ritmo (durante quanto tempo e com que frequência faz xixi e cocó depois de acordar ou de comer)
b) a linguagem corporal (a forma como se mexe e contorce ou os trejeitos que apresenta enquanto faz as necessidades)
c) sons (resmungos ou gemidos ao defecar)
Isto também se pode fazer usando um sling ou pano para carregar o bebé. Com efeito, andar com o bebé ao colo num baby sling é uma das melhores maneiras de nos familiarizarmos com o ritmo e os padrões de eliminação dele, já que nos apercebemos logo do que acontece. Há mães que andam com o bebé nu no sling, contra a pele delas, o que o mantém com a temperatura corporal perfeita. Se quiser, pode colocar uma fralda de pano debaixo do bebé enquanto ele andar no sling. Mesmo que ande um pouco vestido e/ou com uma fralda de pano sem cobertura impermeável, vai aperceber-se quando ele fizer as necessidades.
2. Antecipação ou intuição
Antecipe o momento em que o seu bebê vai precisar de urinar ou evacuar e faça então um som de água a correr, como um “sssss”. Se o bebé começar enquanto está a observá-lo, faça imediatamente o som “sssss”. Ao fim de uns dias, o bebé associará esse som com a eliminação.
3. Posição e local
Quando achar que o bebê precisa de fazer xixi ou cocó, segure-o bem mas suavemente sobre o local escolhido para a função e emita um sinal audível (“sssss” ou o som/palavras que preferir). O bebê começará a associar o som, a posição e o local com a eliminação. Utilize o lugar e o recipiente que achar mais confortável e prático. Entre as muitas possibilidades contam-se a pia do banheiro, um penico e ao ar livre.
4. Comunicação entre mãe e bebé
A partir de agora, preste muita atenção ao ritmo e aos sinais do bebê. Quando achar que ele está em vias de fazer as necessidades, segure-o na posição adequada e faça o seu sinal (som dica). Os bebê de colo conseguem descontrair os músculos ao ouvir as nossas deixas, se estiver quase no momento certo.
Como é que sei quando o bebé precisa de fazer xixi ou cocó?
Pode saber quando o bebé precisa de fazer as necessidades através de pelo menos um dos seguintes aspectos:
– Ritmo (ir olhando para o relógio)
– Sinais (incluindo a linguagem corporal e as vocalizações)
– Padrões de eliminação (relação com a refeição, o despertar, etc.)
– Intuição e instinto