fbpx
Afirmações Positivas e Meditação para Gravidez
junho 30, 2017
Bebês Ecológicos & Consumo consciente
julho 10, 2017
Exibir tudo

Fraldas de Pano – 6 principais mitos sobre as fraldas de pano

Como foi quando você contou para sua família e para seus amigos que iria usar fraldas de pano?

Talvez eles imaginaram que você estava voltando no tempo, que ficaria lavando as fraldas no tanque, mas quando viram as fraldas de pano no chá de bebê, entenderam que estas não são mais como antes e possivelmente também tenham se apaixonado.

O bebê fica livre das químicas, do gel, as fraldas são fofas e fashion e é uma opção que irá gerar um impacto muito menor no planeta para as futuras gerações.

Se você já chegou até aqui, provavelmente já ultrapassou o primeiro mito sobre as fraldas de pano.

 

1 – Volume da fralda

_MG_9543Realmente a fralda de pano por não conter o gel absorvente e conter camadas de pano se torna mais volumosa. Porém elas são confortáveis para o bebê e são charmosas !

Quando o bebê é recém nascido a fralda Pequenitas Cover vai garantir um caimento mais justo!

O que nós também fizemos para contribuir com esta questão foi que no ano de 2010 com nossas próprias pesquisas criamos e lançamos os absorventes das fraldas com um tecido brasileiro chamado Melton, ele é superabsorvente e com isso em nosso projeto reduzimos aquela medida da fralda de pano tradicional de 70cm x 70cm  para apenas 35 x 30 cm, menos dobras, menos espaço no varal. O resultado disso é que nosso absorvente é um ítem muito elogiado, e é referência no universo das fraldas de pano.

A respeito do volume da fralda, se o body não estiver fechando, você pode optar por usar o body um tamanho maior.

2 – Uso das fraldas de pano em recém nascidos

18762324_1699584440056892_789579410_nSabemos que o pós parto é um momento complexo, porque amamentar não é automático, porque esse é um período que mexe com o sono, com a libido e a atividade sexual e talvez seja um período de cicatrização física. Neste período vivenciamos uma mudança de identidade. Agora como usar a fralda de pano neste período do pós parto?
Escrevi este post pra de dar as melhores dicas :
http://bebesecologicos.moradadafloresta.eco.br/fraldas-para-recem-nascidos/


3 – Frequência de trocas


Pode parecer vantajosa a possibilidade de trocar as fraldas de 6 em 6 horas, porém desta forma o bebê convive com a urina solidificada na fralda e sua decomposição, quando na realidade o bebê pode fazer xixi de 20 em 20 minutos em alguns períodos do dia. A não percepção do ritmo de evacuações resulta em um desfralde mais tardio.

A fralda de pano favorece a consciência corporal do bebê no contato com o xixi líquido, além de permitir ao cuidador identificar com mais precisão o ritmo de trocas de fralda. A frequência de trocas das fraldas de pano está mais sintonizada com o ritmo de evacuações do bebê e cumprem a função principal que é de absorver e reter os vazamentos de cocô e xixi sem se desconectar do ritmo fisiológico do bebê e da natureza.

 

4 – Cheiro

O sabão, que é sinônimo de limpeza, pode ser um grande vilão na higienização das fraldas, principalmente dos tecidos sintéticos. Por isso use sempre uma quantidade mínima de sabão, pode ser apenas a medida de uma colher.

Outra recomendação é não guardar de molho, pois esta água fica fedida e o cheiro pode impregnar nas fibras do tecido, guarde a seco no balde com tampa.

Após meses de uso pode ser que as fraldas do seu bebê fiquem com um cheiro desagradável de amônia, pelo acúmulo dos resíduos nas fibras da fralda ou do absorvente. Siga as dicas a seguir e livre-se do mau cheiro!

dscn2057Para isso experimente lavar sem sabão nenhum. Após a lavagem coloque as fraldas de molho num balde ou na máquina a noite inteira (ou pelo menos 2-3 horas), com 1 copo de bicarbonato de sódio. Se sua máquina é automática, para deixar de molho por tanto tempo após a entrada da água, desligue-a da tomada ou levante a tampa para interromper os próximos ciclos. Seque as fraldas, se possível ao sol.

Use vinagre apenas nos absorventes e fraldas sem camada impermeável. Ele irá remover resíduos, odores e amaciar as peças. Lembre-se de usar apenas vinagre BRANCO de álcool (e não vinagre de maçã ou outro tipo) e de enxaguar as peças após a água de vinagre.

 

5 -Adaptação

A fralda de pano tem os seus macetes, veja aqui as melhores dicas de como usar a fralda e ter uma boa adaptação.

 

6Se a fralda de pano gasta mais água para lavar, porque ela seria mais ecológica?

Esta é uma questão muito recorrente e para respondê-la consideramos os estudos da pegada ecológica das fraldas.

Por mais práticas que sejam as fraldas descartáveis, sua produção tem como matéria prima principal o petróleo, um recurso não renovável, em seus componentes plásticos. Nas partes absorventes, usa-se a polpa de celulose, retirada das árvores. Estima-se que 1 bilhão de árvores são usadas, por ano, para suprir a indústria de fraldas no mundo.

Elas também demandam toneladas de litros de água para serem fabricadas e consomem outras toneladas de combustíveis para serem distribuídas mundo a fora. Tudo isso para serem usadas uma única vez e jogadas fora em seguida, sendo levadas por caminhões para lixões ou aterros, onde permanecem por séculos.

Gravamos um vídeo explicando detalhadamente este estudo, veja aqui!

 

Este post foi útil para você?!

Deixe seu comentário me contando o que achou e se você tem mais dúvidas!

Abraços

Ana Paula Silva

Crédito fotos: Ju Queiroz e Anamel Castro

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *