Antes de Usar
Lave as fraldas de pano sem sabão antes de usar. Isto irá torná-las mais absorvente. A fralda atingirá sua máxima absorção após 4 à 5 lavagens.
Durante as primeiras lavagens, use a face de algodão do absorvente em contato com a pele do bebê, deixando a face de soft virada para baixo e o absorvente por cima da fralda. Ao longo das lavagens o soft vai perder a goma, quantas mais lavagens melhor será a absorção.
3 formas de usar a mesma fralda
Como Capa
Utilize o absorvente por cima das fraldas, para o efeito sempre seco utilize a face de microsoft do absorvente em contato com a pele do bebê.

Como Pocket
Utilize o “bolso” para colocar o absorvente.
O absorvente deve estar bem ajustado na largura da fralda.
Usando dessa forma, toda vez que o bebê for trocado, você precisará colocar as duas peças para lavar.

Com a Capa Anti Vazamentos
Utilize o absorvente dentro da Capa Anti Vazamentos por cima das fraldas.

Uso do Contorno
O contorno é um tipo de absorvente que envolve completamente o corpo do bebê e pode substituir os absorventes.

Ajustes no corpo do bebê
Certifique -se de que a fralda esteja bem ajustada no corpo do bebê, não ficando larga. (não apertado, mas bem justinho)

Ajuste das pernas, passe o dedo puxando toda sobra da virilha e da coxa para cima, estando bem colocada debaixo das abas. Debaixo das perninhas, dobre um pouco o elastico para dentro, fazendo uma barreira.


Os Absorventes devem estar bem guardados dentro da fralda, não deixe pontas de absorventes para fora fralda. Posicione o absorvente bem aberto, de elástico à elástico.
Se seu bebê é menino a Capa com o absorvente devem ser posicionadas principalmente na parte da frente da fralda, certifique-se de que o pintinho do bebê fique guardado dentro da capinha, mirado para baixo. Se sua bebê é menina posicione a CAPA no meio da fralda reforçando a proteção em baixo.
Ajuste o elástico na cintura e nas perninhas do bebê de maneira que a fralda fique justinha no corpo.
Guarde sempre os botões que seguram os elásticos das perninhas dentro da própria saída do elástico. Para identificar se o ajuste das perninhas está bom, depois de vestir a fralda estique com o dedo a lateral entre as coxas se você notar que há um vão de espaço, diminua um pouco mais o ajuste se estiver muito apertado cresça mais alguma casinha de botão, uma vez que você fizer este ajuste sua fralda estará pronta para usar sempre!
Troca de Fralda
Estabeleça uma frequência de trocas de acordo com o ritmo de evacuações do bebê , você vai conhecer quando a fralda está muito cheia de xixi e quanto tempo ela dura para então habituar-se a trocar antes. Esta é uma chave importante!
Experimente trocar de 2 em 2h horas em média, seu bebê ficará habituado a não acumular xixi, isto facilitará o desfralde. Pode parecer vantajoso trocar uma fralda descartável de 6 em 6 h, mas umidade da urina e dos produtos de sua decomposição são causas de assaduras e fungos, e isto é agravado com o uso de fraldas descartáveis, isto protege o adulto da molhadeira que vaza, mas não a pele do bebê.
Conforme o bebê for crescendo o ritmo de evacuações tende a ficar mais espaçado e as trocas e acidentes tendem a diminuir.
Quanto mais novo é o bebê, menos desenvolvido é o ritmo de sua bexiga, e portanto ele molha as fraldas com mais frequência e estas devem ser trocadas com frequência também. A umidade da urina e dos produtos de sua decomposição são causas de assaduras e fungos, e isto é agravado com o uso de fraldas plásticas e descartáveis, pois o plástico protege só o adulto mas não a pele do bebê.
A pele do bebê possui, como a dos adultos, uma fina camada de gordura de qualidade insubistituivel. Não há a necessidade de removê-la diariamente e substituí-la por outras gorduras. É suficiente lavar a pele do bebê com água limpa e remover com óleo de amêndoas os resíduos remanescentes de fezes, urina ou cremes.
*Fonte: Livro Consultório Pediátrico. Editora Antroposófica.
Dicas noturnas
Se acontecer vazamento com um absorvente experimente usar 2 absorventes, sendo um absorvente e um absorvente Reforço.